this site the web

JPSCOOTERRENT@HOTMAIL.COM


Século XV - Descoberta da ilha na primeira metade deste século. No entanto, em cartas anteriores, a ilha já aparece assinalada e designada por Insule de Ventura. O início do povoamento verificou-se antes de 1460. Oito anos mais tarde um grupo de flamengos, capitaneado pelo fidalgo Josse Van Huerter, estabeleceu-se no Faial. Embora o número de povoadores portugueses fosse superior, a comunidade flamenga, em 1490, já englobava 1500 pessoas. A freguesia de Flamengos, que se estende por um pitoresco vale, assinala o lugar onde primeiramente se estabeleceram.

Século XVIII - O desenvolvimento da caça à baleia traz à Horta as frotas baleeiras, que se abrigam no Porto Pim para refrescar as suas tripulações e engajar arpoadores e remadores açorianos, famosos pela sua coragem e destreza.

Século XIX - Os faialenses participam activamente nas lutas que opõem liberais e absolutistas, acabando por decidir-se a favor dos primeiros, vindo a receber a visita de D. Pedro IV em 1832. No ano seguinte, em reconhecimento dos serviços prestados à causa liberal, a Horta ascende a cidade. Iniciou-se a construção da doca em 1876 que, desde então, é um importante porto de mar, sendo ponto de escala de um grande número de iates que atravessam o oceano.

Século XX - Em 1919 chegou à Horta o primeiro avião a realizar a travessia do Atlântico. A sua situação excepcional determinou ainda que a Pan American aí instalasse a base dos “Clippers” e, também pelo mesmo motivo, aí foram instalados estações de cabos submarinos intercontinentais de nacionalidade inglesa, americana, francesa, alemã e italiana. Nas duas Grandes Guerras, a Horta teve igualmente um papel de relevo, como base naval, tendo sido abrigo da frota aliada que participou na invasão da Normandia. Em 1957, perto do Ilhéu dos Capelinhos, acerca de 1 km da costa, verificou-se uma erupção vulcânica que projectou enormes quantidades de cinzas a grande altitude, emitiu vapores de água, e veio a formar uma pequena ilha que, mais tarde, se uniu através de um istmo ao Faial. Sede do Parlamento Regional dos Açores, a Horta é um dos centros administrativos do Arquipélago.

Descubra a hitória do Faial viajando nas Scooters da Empresa JPSCOOTERRENT

0 comentários:

Postar um comentário